Um estudo realizado pela University College London e divulgado na revista científica Nature Medicine apontou que alguns alimentos ultraprocessados, considerados saudáveis, como barrinhas, sanduíches naturais industrializados e iogurtes de fruta, podem ter efeito contrário ao esperado no emagrecimento.
De acordo com o g1, o estudo da University College London evidenciou que a influência dos ultraprocessados, até mesmo os considerados como “saudáveis”, podem trazer alguns problemas no resultado do emagrecimento.
Os estudiosos compararam duas dietas, seguindo as diretrizes do guia britânico de alimentação saudável chamado UK Eatwell Guide: uma com alimentos minimamente processados, outra com ultraprocessados.
As conclusões evidenciaram que o grupo que consumiu apenas alimentos minimamente processados conseguiu perder o dobro de peso em relação ao grupo que ingeriu ultraprocessados.
Os alimentos possuem influência direta no emagrecimento, mas influenciam não só a qualidade nutricional da pessoa, mas comprometem o comportamento alimentar e o equilíbrio das energias do organismo.
Samuel Dicken, principal autor do estudo e pesquisador do Centro de Pesquisa em Obesidade da University College London, relatou que os alimentos ultraprocessados fazem a dieta ser mais densa em termos energéticos, mesmo quando o mesmo consumo de calorias é levado em consideração.
Ultraprocessados possuem taxa de ingestão mais rápida, o que pode causar o aumento no consumo das calorias e, consequentemente, a pessoa vai sentir fome mais cedo do que o de uma refeição normal e equilibrada.
Fonte:Bnews