Os recentes episódios de intoxicação por metanol em São Paulo têm provocado preocupação entre consumidores de todo o Brasil. Nesta quarta-feira (1º), passou a circular em aplicativos de mensagens uma suposta lista de bares de Salvador com bebidas contaminadas, gerando pânico entre usuários.
Nas mensagens, são citados dois estabelecimentos localizados no bairro da Pituba, área nobre da capital baiana, que estariam vendendo bebidas com metanol. Em um print obtido pelo BNews, uma pessoa alerta: “Cuidado aí onde forem pegar essas bebidas”.
O arquivo em PDF que acompanha a suposta lista, no entanto, não apresenta qualquer informação sobre os bares e, na verdade, exibe a imagem de um órgão sexual.
Veja também:https://acontecebahia.com.br/governo-lanca-consulta-sobre-fim-da-exigencia-de-autoescola-para-cnh/
Após a circulação dos boatos, a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) emitiu nota afirmando que, até o momento, não há registros de casos de intoxicação por metanol no estado.
Como medida preventiva, a Sesab orientou unidades de saúde da rede privada e serviços de urgência e emergência da rede pública a ficarem atentos a possíveis situações clínicas compatíveis com intoxicação, notificando imediatamente qualquer suspeita à secretaria.
A secretaria afirmou ainda que mantém diálogo constante com o Ministério da Saúde e autoridades sanitárias nacionais para monitorar os casos em outros estados, onde já foram confirmados episódios de intoxicação por metanol.
Fonte: Bnews