Das cinco salas cirúrgicas ao intensificador de imagens, o Hospital Municipal de Teixeira de Freitas é referência no Extremo Sul baiano devido a sua tecnologia e infraestrutura. Um de seus principais equipamentos é o tomógrafo, que possibilita a visualização de órgãos e estruturas internas de um corpo a partir de uma perspectiva tridimensional — auxilia a identificar anomalias, doenças, lesões e outras condições médicas que não seriam facilmente detectadas através de exames convencionais.
Proporcionando a realização de cerca de mil exames por mês, o tomógrafo auxilia também no atendimento de demandas da Regulação, de urgência e emergência na Unidade Municipal Materno Infantil (UMMI) e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Com o aparelho, a equipe médica consegue saber de forma precisa a patologia do paciente, se há necessidade de intervenções cirúrgicas, dentre outros procedimentos.
É uma ferramenta de alta tecnologia que possibilitou a realização rápida de diagnósticos. Antes um paciente chegava aqui com suspeita de apendicite ou vesícula inflamada, por exemplo, e tinha que ser submetido a exames fora do hospital”, explicou Gunter Saboya, diretor administrativo da unidade. “Hoje, o assistido faz a tomografia e exame de sangue, e sendo identificado o problema, é levado ao nosso centro cirúrgico. Este é um dos exemplos de como a administração pública tem como foco o bem-estar dos cidadãos teixeirenses”.