Numa iniciativa da Associação dos Comerciantes de São José de Alcobaça, foi realizada na quinta-feira (06/05) uma reunião entre os representantes do comércio local, Executivo Municipal, Câmara de Vereadores, Polícia Militar e da sociedade em geral.
Entre os participantes, o prefeito de Alcobaça, Zico de Baiato (PROS), os vereadores Izenil Miranda (PT) e Benedito Trancoso (Pipi/PDT), o comandante da 88ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Alcobaça, Major Barbosa, o presidente da associação dos comerciantes, Joagno Almeida, e o advogado Thiago de Oliveira, que presidiu o evento.
Onda de roubos: O debate foi centralizado na polêmica em torno da segurança pública, onde se questionou a crescente onda de ataques e roubo de veículos nas imediações da BA-290, entre Teixeira de Freitas e Alcobaça, e em estradas vicinais que dão acesso às comunidades próximas ao distrito de São José.
Em sua explanação, o major Babosa ressaltou que a Policia Militar está empenhada no combate a estes e outros crimes e que é possível identificar os seus autores com base no trabalho do Serviço de Inteligência da PM. Os dados apontam que os criminosos não são da região.
O oficial destacou a atuação da Polícia Militar em sua gestão e pediu a colaboração da comunidade, através de denúncias e registro de boletins de ocorrências para auxiliar no combate à criminalidade.
Monitoramento: O vereador Izenil Miranda comunicou a aprovação, pela Câmara de Vereadores, da instalação de câmeras de videomonitoramento em São José, que serão operadas pela Polícia Militar e mantidas com recursos da associação de comerciantes.
Anunciou o edil que a aquisição e instalação do sistema de monitoramento virão através de emenda parlamentar dos deputados ligados ao governo municipal.
Unidade policial: Por sua vez, o prefeito Zico de Baiato destacou a importância da instalação de uma base da Polícia Militar no distrito de São José para reforçar a segurança dos moradores da região.
Na oportunidade, ele reafirmou o compromisso do seu governo com a sociedade, em especial os moradores e comerciantes da zona rural “que precisam de um olhar carinhoso do poder público”.
Zico de Baiato fez um balanço de sua gestão, compartilhando o andamento das obras tocadas pela prefeitura, auditorias junto às secretarias municipais e a busca de recursos junto ao governo estadual.
Por Domingos Oliveira/PrimeiroJornal