O Programa Arboretum, em parceria com a Barry Callebaut, e com o financiamento da Nestlé, lança o Projeto Cacau & Floresta. O projeto será desenvolvido no Extremo Sul da Bahia e no Norte do Espírito Santo, integrando restauração ecológica, produção sustentável e fortalecimento das comunidades locais. A iniciativa se consolida como um marco para a bioeconomia regional e para o fortalecimento da cadeia do cacau.
Sob a liderança técnica do Programa Arboretum – Fundação José Silveira, o Projeto Cacau & Floresta prevê a execução de diferentes arranjos de restauração e produção:
750 hectares de restauração florestal biodiversa e ecológica, adaptada às características de cada área diagnosticada.
2.000 hectares de consórcio florestal, integrando espécies nativas e cultivos de cacau em sistemas produtivos sustentáveis.
150 hectares de sistemas agroflorestais (SAFs) em parceria com agricultores familiares, combinando restauração e geração de renda.
Levantamento florístico em 400 hectares de florestas históricas biodiversas, ampliando a base científica para conservação.
O Cacau & Floresta promove uma visão integrada de paisagem, conciliando conservação, produção agrícola e benefícios sociais, ao mesmo tempo em que contribui para os compromissos globais da Nestlé e da Barry Callebaut em neutralidade climática e cadeias de suprimento sustentáveis.

O nome Cacau & Floresta, concebido pelo Programa Arboretum, consolida-se como identidade desta parceria e marca uma etapa relevante de sua trajetória. O projeto, idealizado há mais de três anos pela Bióloga Natália Coelho, na época, Coordenadora Técnica Executiva do Programa, passou por sucessivos processos de revisão e aprimoramento técnico. Sua implementação, neste momento, representa não apenas a consolidação de um esforço coletivo, mas também um marco estratégico para o fortalecimento das ações de restauração e uso sustentável da biodiversidade florestal.
Fonte:Programa arboretum