Remédios contra a obesidade, que tem se popularizado recentemente, como o Ozempic e Mounjauro, não apenas colaboram para a perda de peso, mas também promove mudanças no paladar do consumidor, conforme aponta estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Viena, intitulado Real-world insights into incretin-based therapy (perspectivas do mundo real sobre a terapia com incretinas), feita com 411 pessoas em tratamento.
Segundo o levantamento, os usuários perdem de 15% a 18% do peso corporal e dizem sentir menos apetite, ficando saciados mais rapidamente. Estes relataram, ainda, que o gosto do doce e do salgado passam a ficar mais intensos. Os efeitos colaterais relatados citados foram os de náusea, vômito, constipação e dor de cabeça.
“O paciente sente que naturalmente têm menos compulsão ou menos vontade de determinados alimentos”, afirmou a médica Fernanda Parra, especializada no tratamento de obesidade, ao Folha de S. Paulo.
“O estudo mostra que a alteração do paladar não necessariamente gera maior perda de peso, sugerindo que o impacto pode ser mais no comportamento alimentar do que no metabolismo em si”, continuou a médica.
Fonte: Bnews