O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) da Regional Extremo Sul da Bahia realiza, nos dias 28, 29 e 30 de novembro, o 38º Encontro Regional do MST Extremo Sul. O evento será realizado na Rua Santa Lúcia, nº 413 – Corujão, na Creche Arco-Íris, com abertura oficial às 9h do dia 28.

Com o tema “Reforma Agrária Popular: defender o território, a natureza e a soberania alimentar”, o encontro tem como objetivo aprofundar reflexões e fortalecer a luta por um projeto de campo que garanta terra, alimentos saudáveis e preservação ambiental. Militantes, lideranças e representantes de assentamentos e acampamentos participam da programação, que inclui debates políticos, mística, estudos, formação e planejamento estratégico.

Antônio Paraguai, articulador da direção estadual do MST na região, afirma que o encontro “é um momento de reflexão, mas também de afirmações sobre a Reforma Agrária Popular, de planejamento dos caminhos da agroecologia e de debate sobre a grave crise ambiental que atinge nosso território. O MST tem cumprido um papel fundamental no enfrentamento à monocultura do eucalipto, que devasta o solo e não oferece nenhuma perspectiva de produção de alimentos saudáveis. Por isso, fortalecer alternativas sustentáveis é essencial.”

Ele destaca ainda que, em parceria com o Governo do Estado e com a secretária da SEADES, Fabya Reis, o Movimento irá inaugurar uma Cozinha Solidária, fortalecendo ações de combate à fome e de promoção da segurança alimentar.

A inauguração da Cozinha Solidária será realizada no dia 28 de novembro, às 12h, na Rua 5 de Outubro, nº 421, e contará com a presença da secretária Fabya Reis. No local, serão servidas mais de 500 marmitas para o município, reafirmando o compromisso do MST com a solidariedade e a luta contra a insegurança alimentar.

O MST ressalta que tanto o Encontro Regional quanto a Cozinha Solidária integram ações permanentes de fortalecimento da organização popular, promoção da soberania alimentar e defesa dos territórios, da natureza e da vida digna no campo e na cidade.

Fonte: Daniel Violal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui