Foto: Reprodução/Redes sociais e X @charliekirk11

O médico brasileiro Ricardo Jorge Vasconcelos Barbosa teve o visto dos Estados Unidos proibido após publicar uma mensagem em que comemorava o assassinato do ativista conservador Charles Kirk, no último dia 11.

O vice-secretário de Estado dos Estados Unidos, Christopher Landau, anunciou a proibição do visto para Barbosa e também pediu para que publicações de estrangeiros sejam denunciadas ao Departamento de Estado.

De acordo com o Estado de S. Paulo, Barbosa comentou em uma publicação nas redes sociais aplaudindo a mira do atirador que assassinou Kirk: “Um salve a este companheiro de mira impecável. Coluna cervical”, ele escreveu.

Veja também:https://acontecebahia.com.br/apos-ficar-afastado-da-tv-apresentador-bilionario-vai-investir-em-megafabrica-de-aco-confira-detalhes/

Após a postagem, o vereador Thiago Medina (PL) denunciou o neurocirurgião em uma publicação do vice-secretário de Estado americano em que a autoridade americana pedia informações de estrangeiros que “glorificassem a violência e o ódio” pois funcionários consulares adotariam “medidas cabíveis” contra comentários “elogiando, racionalizando ou menosprezando” o ocorrido.Ainda no sábado, Landau se manifestou em seu perfil no X (antigo Twitter).

Ele também afirmou se sentir “enojado”.

“Em vista do horrível assassinato de uma importante figura política ocorrido ontem, quero ressaltar que estrangeiros que glorificam a violência e o ódio não são visitantes bem-vindos em nosso país. Fiquei enojado ao ver alguns nas redes sociais elogiando, racionalizando ou menosprezando o ocorrido, e orientei nossos funcionários consulares a tomarem as medidas cabíveis”, escreveu.

Landau ainda incentivou que americanos que vejam postagens que comemoram o assassinato de Kirk sejam denunciadas ao Departamento de Estado “para proteger o povo americano”.

A clínica particular onde o médico atuava anunciou que ele foi demitido.

“O Recife Day Clinic vem a público esclarecer que as opiniões expressas recentemente por um médico que atendia em nossa instituição, em suas redes sociais são estritamente pessoais e não refletem, em nenhuma circunstância, os valores e princípios desta instituição. Temos como compromisso fundamental a ética médica, o respeito à vida, à diversidade de opiniões e ao acolhimento humano”, começa a publicação na conta do Instagram da empresa. “Diante da gravidade do ocorrido, comunicamos que o profissional em questão foi banido definitivamente de suas atividades”.

Após a repercussão, o Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco (Cremepe) disse ter recebido uma denúncia sobre a conduta de um médico, sem citar diretamente o nome de Barbosa na nota. O Conselho afirma que “será seguido o rito processual previsto para a devida apuração do caso”.

A Sociedade Brasileira de Neurocirurgia (SBN) repudiou o caso. “A SBN reafirma, de forma categórica, que não compactua com quaisquer atos que se afastem dos princípios fundamentais da medicina: o cuidado, a preservação da vida e o respeito incondicional à dignidade humana.”

Morte de Charlie Kirk

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que está preso o suspeito de matar o ativista de extrema direita Charlie Kirk, em entrevista à Fox News, na manhã desta sexta-feira, 12. “Acredito que, com um alto grau de certeza, o temos preso”, disse o republicano.

O ativista da extrema-direita norte-americano Charlie Kirk, de 31 anos, foi baleado no pescoço enquanto participava de um evento nesta quarta-feira, 10, na Universidade de Utah Valley (UVU), nos Estados Unidos. Ele foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.

Fonte:Terra

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui