A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) inicia, nesta quinta-feira (30), o planejamento estratégico para o ano letivo de 2025. O encontro, que segue até sexta-feira (31), reúne gestores da Educação de todos os Territórios de Identidade da Bahia, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), em Salvador, para alinhar os objetivos a serem alcançados a partir do trabalho de uma gestão educacional participativa e eficiente, que assegure a execução de políticas educacionais em todas as comunidades escolares de forma estruturada e adaptada às suas realidades.
A superintendente de Políticas para a Educação Básica (Suped), Helaine Souza, explica que o encontro é fundamental para assegurar que as estratégias da SEC sejam implementadas de maneira eficiente. “Estamos reunindo aqui, hoje, diretores de núcleo, coordenadores pedagógicos, o time da gestão da aprendizagem, as diferentes superintendências e setores da secretaria para pensar o planejamento estratégico da gestão da aprendizagem. Estamos trabalhando para reverberar a aprendizagem dos estudantes no futuro da Educação da Bahia. Então, este encontro alinha o planejamento para que possamos começar o ano de 2025 coesos, com uma equipe falando a mesma língua e pactuando os mesmos objetivos”, destacou.
O evento é estruturado em três etapas – estadual, territorial e local –, visando fortalecer o alinhamento entre as diretrizes da Secretaria e as especificidades de cada região da Bahia. A iniciativa busca promover uma compreensão aprofundada das metas estabelecidas e consolidar um compromisso com sua execução, garantindo que cada território de identidade do Estado, com suas particularidades e desafios únicos, esteja engajado na construção de uma educação pública democrática, equitativa e de qualidade.
Durante o primeiro dia, foi feita uma retrospectiva do ano de 2024, com discussões sobre os resultados das avaliações Plurall, o plano de intervenção pedagógica e o regime de progressão parcial, entre outros temas. Após esse momento, os participantes debateram os próximos passos e as expectativas para 2025. Além disso, os presentes participaram da oficina de descritores e práticas pedagógicas, promovendo o compartilhamento de estratégias e metodologias para aprimorar o ensino na rede estadual.
Para Deusdete Gomes de Almeida Júnior, diretor do Núcleo Territorial de Educação do Semiárido Nordeste II (NTE 17), com sede em Ribeira do Pombal, a participação no evento é essencial para fortalecer a gestão educacional em todas as regiões. “Estamos reunidos com a Secretaria da Educação e a FGV para definir estratégias que possam ser implementadas de forma eficaz em nossos territórios. Nosso objetivo é garantir que as ações estratégicas sejam validadas e fortalecidas, assegurando o sucesso da gestão da aprendizagem e a melhoria contínua dos resultados dos nossos estudantes, tanto no Sistema de Avaliação da Educação Básica, quanto no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Este encontro é fundamental para que a Educação na Bahia continue avançando, promovendo um ensino de qualidade e oportunidades reais para todos”, afirmou.
Fonte: Ascom/SEC