A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) informou, nesta segunda-feira (5/01), que os três casos mais recentes investigados como suspeitos de intoxicação por metanol foram descartados após análise técnica. A informação foi confirmada pelo órgão à reportagem do BNews.
Com isso, não há novos registros confirmados da substância tóxica no estado neste momento. Segundo a pasta, ao todo, oito notificações já foram descartadas desde o início da apuração.
Até agora, a Bahia contabiliza sete casos confirmados de intoxicação por metanol, todos registrados em Ribeira do Pombal, no interior do estado. Uma das vítimas, Vinícius Oliveira Vieira, morreu na última sexta-feira (2/01).
A Sesab destacou que segue atuando em conjunto com o Ministério da Saúde e com as secretarias municipais para reforçar ações de vigilância, monitoramento de casos e orientação à população, com foco na prevenção de novas ocorrências.
Os primeiros casos foram confirmados no fim de dezembro, após laudos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) identificarem metanol em bebidas alcoólicas apreendidas e em exames de pacientes hospitalizados. A investigação apontou que todas as vítimas consumiram bebidas adquiridas em um mesmo depósito da cidade, que teve o local lacrado pelas autoridades.
Mesmo com a exclusão de novos casos suspeitos, a Secretaria reforça o alerta para os riscos do consumo de bebidas alcoólicas de procedência desconhecida e afirma que o cenário segue sendo acompanhado de forma permanente.
Fonte: Bnews




























