Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelam que a Bahia foi o estado que apresentou o melhor desempenho do Nordeste na atividade turística de janeiro a julho de 2025. Além disso, o estado foi o líder da lista dos destinos mais procurados por turistas estrangeiros na região.
A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE apontou que o volume das atividades na Bahia cresceu 8,4% em relação ao mesmo período de 2024. Logo atrás ficaram Ceará (7,9%), Rio Grande do Norte (5,4%) e Pernambuco (3%).
O crescimento do turismo baiano superou a média nacional que apresentou, de janeiro a julho, volume aumentado em 6,1% no mesmo período.
De acordo com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), a Bahia recebeu mais de 15 mil turistas estrangeiros de janeiro a julho de 2025, o que representa expressivo crescimento de 61% quando comparado com o ano anterior. O crescimento do país foi de 47,5%.
O Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste (Etene), do Banco do Nordeste, estima que o setor de turismo no Brasil, com destaque para o Nordeste, deve finalizar 2025 com resultados positivos.
“O turismo é uma vocação natural do Nordeste brasileiro, e os dados mais recentes reforçam essa realidade. A região segue apresentando resultados positivos, impulsionados tanto pelo turismo doméstico quanto pela expansão do fluxo internacional. Esses indicadores evidenciam não apenas o potencial do setor, mas também a capacidade da Bahia e do Nordeste de se manterem como destinos estratégicos e atrativos nos cenários nacional e internacional. E, como resultado, temos a geração de emprego e renda local, que contribui para o crescimento econômico da Região Nordeste e da Bahia”, apontou Allisson Martins, economista e gerente do Etene/BNB.
Fonte: Bnews